top of page
Prefeitura promete castramóvel para fevereiro

31 de outubro de 2017

    A quantidade de cachorros e gatos abandonados pelas ruas de Formiga pode ser amenizada a partir de agora. Já está na cidade a unidade móvel de castração e outros procedimentos animais, chamada de Castramóvel. A unidade pertence à Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental) e atenderá outros oito municípios vizinhos. O Castramóvel é preparado para realizar os procedimen-tos de castração e chipagem animal. De acordo com a Prefeitura, os procedimentos serão iniciados em fevereiro do ano que vem.

    Antes de começar os trabalhos, é necessário que o Município faça alguns preparativos. O principal deles é o censo populacional animal. Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias receberam treinamento na semana passada para poderem fazer o levantamento em Formiga do número de cães e gatos. Nos pró-ximos dias, eles receberão uma ficha que contém as informações a serem levantadas nos domicílios e também nas ruas formiguenses.

    “Sabemos da importância desse trabalho e também dos desafios que vamos ter que enfrentar. Mas estamos tranquilos, pois temos uma equipe muito bem preparada e instruída para dar mais esse importante passo em Formiga”, comentou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Dalva Costa.

Ainda conforme a Prefeitura, outra ação necessária para o início do funcionamento do Castramóvel é a formação de equipe especia-lizada neste tipo de procedimento. Segundo a veterinária do Codevida, Fernanda Pinheiro Lima, está sendo feito chamamento público para contratar o profissional veterinário que ficará respon-sável pelos procedimentos em Formiga.

   “Cada município será responsável por fazer seu censo popula-cional e por contratar seu veterinário. A unidade Castramóvel também será de responsabilidade conjunta”, disse Fernanda. Também serão beneficiadas as cidades de Cláudio, Carmo do Cajuru, Itapecerica, Camacho, Pimenta, Córrego Fundo, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste.   

    Os animais serão castrados e receberão um chip que conterá as informações do dono e do animal, inclusive dos que vivem na rua. O cadastro dos animais domésticos conterá dados do dono, como nome completo, CPF e endereço.

    No caso de cães de rua, a Prefeitura pretende promover uma campanha de apadrinhamento. Depois de realizados os proce-dimentos, os animais terão de ficar em observação durante dez dias. A proposta é de que algum morador o observe nesse período. “A intenção é que o cidadão se apegue ao animal e o adote posteriormente. Com isso, diminuiríamos o número de animais de rua em um tempo menor”, explicou Ana Dalva.

O Castramóvel já está em Formiga
Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4728 - 31 de outubro de 2017.
bottom of page