top of page
Castramóvel iniciará atividades nesta quinta-feira
30 de janeiro de 2018
 

     Formiga é a cidade-base responsável por uma unidade do Castramóvel, que iniciará as atividades no município no dia 1o de fevereiro. O veículo, equipado com material necessário para procedimentos de castração de animais de rua, foi adquirido pela Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental), que junto a prefeituras de cidades da região, atendeu à proposta do Ministério Público de firmar um TCP (Termo de Compromisso Positivo) e promover ações para o controle populacional de cães e gatos.

    Além de Formiga, o Castramóvel atenderá Cláudio, Carmo do Cajuru, Itapecerica, Camacho, Pimenta, Córrego Fundo, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste. Na sexta-feira passada, dia 26 de janeiro, representantes desses municípios estiveram na sede da UAB e participaram da última reunião que discutiu o início do primeiro ciclo de castração de cães e gatos. O presidente da Arpa, José Fernandes de Paula, também esteve presente no encontro.

Segundo ele, a Arpa adquiriu duas unidades do Castramóvel, uma tendo como cidade-base Formiga e outra em Arcos. Cada uma dessas cidades-base ficará responsável pelo gerenciamento das unidades, que percorrerão os municípios de cada micro-região.

     A secretária municipal de Gestão Ambiental, Giovana Mara Rodrigues Borges Rocha, contou que, desde setembro do ano passado, vem sendo realizadas reuniões para tratar essa proposta do Ministério Público. “A Arpa adquiriu o Castramóvel e os municípios que firmaram o TCP terão que fornecer equipe e materiais veterinários para realizar as castrações. Esse primeiro ciclo começará em Formiga e seguirá para as outras cidades. Quando ele for finalizado, iniciaremos outro. Cada ciclo deverá levar cerca de dois meses”. O nome do veterinário ou veterinária responsável pelas castrações em Formiga será divulgado em breve, pois a própria Arpa é que irá arcar com as cirurgias e o profissional responsável terá de fazer um cadastro na associação.

     Giovana informou ainda que o Castramóvel ficará em Formiga até o dia 10 de fevereiro. “Começaremos o trabalho no Centro e depois iremos para os bairros da cidade. A previsão é de castrar aproximadamente 30 animais por dia.”

O presidente da Arpa, José Fernandes de Paula, fala aos representantes de nove cidades, na sede da UAB, sobre o Castramóvel
Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4789 - 30 de janeiro de 2018.
bottom of page