top of page
Apaf vende camisetas personalizadas para o Carnaval
 


Dinheiro arrecadado será utilizado para castrar cães e gatos

09 de fevereiro de 2015
 

 

O Carnaval está se aproximando e quem gosta de curtir a festa procura usar roupas frescas, confortáveis e com motivos carnavalescos. Pensando nisso, a Apaf (Associação Protetora dos Animais de Formiga) resolveu confeccionar camisetas personalizadas para quem vai se divertir em eventos. O intuito é arrecadar dinheiro para auxiliar os animais de rua e para dar continuidade ao Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos no Município de Formiga. As camisetas são feitas em malha, confeccionadas na cor branca nos tamanhos do “P” ao “GG”. São quatro estampas com gravuras de cães e gatos e frases que fazem alusão às marchinhas de Carnaval. As gravuras foram criadas pelo artista Paulo Macedo e cedidas para a Apaf, segundo informações da associação. Ainda de acordo com a entidade, as camisetas estão sendo vendidas a R$ 35. Elas podem ser adquiridas pelo Facebook da associação: Apaf Formiga; na Ágil Seguros, na Rua Floriano Peixoto, 37, no Centro; e pelo telefone (37) 9115-0923.

 

Sem verbas
A Apaf está sem verbas para dar continuidade às castrações em animais de rua. Para arrecadar dinheiro, a associação vem realizando campanha em sua página no Facebook e vendendo camisetas. Segundo a entidade, todo o dinheiro utilizado para auxiliar os animais vem por meio de doações e de verbas provenientes de multas ambientais e transações penais do Ministério Público. Também há um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura para que seja repassada verba para as castrações. De acordo com a associação, o dinheiro ainda não foi liberado.
O objetivo da castração é controlar o crescimento da população canina e felina das ruas da cidade, evitando a proliferação de doenças, crias indesejadas e abandonadas. Desde 2012, quando a Apaf começou a desenvolver o programa de castração em cães e gatos, quase dois mil animais já foram castrados, evitando o nascimento de mais de 30 mil animais nas ruas. De acordo com uma estatística divulgada pela associação, para cada gata castrada deixam de nascer 45 filhotes por ano e, para cada cadela castrada, são 15 a menos.  
O trabalho de castração é feito em parceria com o Codevida (Centro de Defesa à Vida Animal), órgão ligado à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, e com o Unifor, por meio do curso de medicina veterinária.

 

Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4044, 05 de fevereiro de 2015

As camisetas são feitas de malha,  nos tamanhos "P ao GG"

bottom of page