top of page
Aprenda como deixar seu amigo confortável no frio
30 de Julho de 2013
 

Inverno 1
O frio chegou e o melhor amigo do homem sofre com as baixas temperaturas e o tempo mais seco. Uma dica importante que vale para qualquer estação do ano é jamais colocar seu cão para dormir diretamente no chão, mesmo que sobre panos. O ideal é sempre mantê-lo longe da umidade. Para tanto, basta fazer um estrado de madeira que fique aproximadamente quatro centímetros distante do chão e por cima colocar cama, colchão ou cobertores. Vale forrar com papelões e jornais, tudo para ele ficar quente e seco.

Inverno 2
Casinhas devem ter pés altos ou também devem ser colocadas sobre estrados. É importante manter o local de dormir sempre bem seco, abrigado da chuva, do frio e do vento. Também lembre de deixar seu cão solto em um espaço que contenha sol e sombra, para que ele mesmo escolha em qual ficar durante o dia. Atenção especial para cães jovens e idosos, pois estão mais predispostos a doenças. 

 

Frio
Cães passam frio, sim. Mesmo que o seu seja um cachorro imenso, não vá deixá-lo sofrer. Ofereça um abrigo seco, quente, ponha roupas, bote panos e o que mais for necessário. Em animais de pelagem longa, as roupas precisam ser retiradas e os pelos escovados diariamente para evitar a formação de nós, que podem até machucar para ser retirados ou formar feridas na pele. Se você é daqueles tutores que gosta de deixar o peludo vestido o tempo todo, considere tosá-lo, assim ele não sofrerá com os nós e poderá ficar mais tempo vestido sem problemas. 

 

Banhos
Melhor escovar cães e gatos diariamente do que entupi-los de banhos desnecessários, principalmente no inverno. Se o banho for em casa mesmo, lembre de secar muito bem o animal depois, tomando cuidado para não queimá-lo, mas sem deixar nenhum vestígio de umidade. Se o calor do secador estiver muito quente para suas mãos, está quente para o peludo também. Se optar por cuidados profissionais, vale ficar por perto também. E a escolha do local deve ser criteriosa. As instalações são limpas? Os clientes podem circular por todas as áreas quando solicitam? Seu animal chega e sai feliz no estabelecimento? Há possibilidade de fugas? 

 

Fome
Não somos apenas nós que sentimos necessidade de comer um pouco mais no inverno. Se seu  amigo de patas não estiver acima do peso e nem viver brigando com a balança, sinta-se à vontade para aumentar suas porções diárias em até 20%. Mas cuidado, não é para deixar ninguém com sobrepeso e muito menos obeso. No inverno cães consomem mais energia porque precisam manter a temperatura interna, então comer um pouco a mais não deveria engordá-los. Se a cinturinha aumentar, volte para as porções normais. 

 

Muita água
Já pensou na sede que animais de rua passam, seja inverno ou verão? Seja solidário e ofereça água do lado de fora do seu quintal. Não esqueça de lavar bem os potes diariamente e renovar a água, assim ajudamos cães e gatos e combatemos o mosquito da dengue.

 

Por Ana Corina, postado no site:

 

Duas dicas de casinhas que vão deixar o seu amiguinho mais quentinho
bottom of page