top of page
Apaf mobiliza sociedade em passeata contra mortes de animais na Praça da Matriz
 
Cães e gatos foram envenenados na região da praça; crimes serão investigados, segundo associação
06 de outubro de 2015
 

 

   Protetores da Apaf (Associação Protetora dos Animais de Formiga) fizeram uma manifestação pacífica no sábado passado, dia 3, em protesto pelos envenenamentos de cães e gatos na Praça da Matriz São Vicente Férrer. Vestidos de preto, manifestantes se concentraram na Praça da Matriz e percorreram ruas centrais da cidade segurando faixas, fazendo apitaço e, com um megafone, conscientizaram os cidadãos de que envenenar animais é crime ambiental passível de punição.
   Durante o protesto, foi feita distribuição de panfletos educativos. Também foi disponibilizado um abaixo-assinado aos populares. Segundo a Apaf, o documento será destinado ao prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, pedindo a permissão para que sejam colocados em lugares estratégicos de Formiga, como praças e locais onde existam câmeras de filmagem, casinhas, comedouros e bebedouros para os animais.
   O último caso de envenenamento na Praça da Matriz ocorreu na quarta-feira da semana passada. Um cão de rua teria sido envenenado no local. De acordo com testemunhas, o animal ficou agonizando por horas na praça. Um morador do local resgatou o cão, mas só foi possível conseguir atendimento veterinário no dia seguinte. Porém, o animal já estava com o interior do corpo bastante lesionado devido à ação do veneno e não resistiu.
   Segundo testemunhas, as mortes começaram em julho deste ano, quando uma gata de rua foi envenenada. Quase um mês depois, um gato também foi vítima de envenenamento e, duas semanas depois, outra gata morreu pelo mesmo motivo. No mesmo dia, também morreu uma cadela que vivia na Praça da Matriz.
   A Apaf está investigando o caso, que será denunciado na Promotoria de Meio Ambiente. Imagens de câmeras de vigilância em estabelecimentos e residências locais serão analisadas, segundo a associação.

Crime ambiental
   Qualquer violência e maus-tratos contra animais é crime ambiental tipificado no artigo 32 da Lei no 9.605/1998. O agressor pode pegar pena de detenção de três meses a um ano, inclusive multa.
Informações que podem ajudar a esclarecer as mortes dos animais devem ser repassadas para a Apaf em seu Facebook: Apaf Formiga e para o Ministério Público, localizado à Praça José Barbosa Junior (antiga Unimed) ou pelo telefone 3322-8107.
 

 

Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4211, 06 de outubro de 2015.
 

Protetores se concentraram na Praça da Matriz e percorreram ruas centrais da cidade conscientizando os cidadãos sobre os envenenamentos  
 

Cartaz para conscientizar a população

Uma faixa foi colocada na praça para mobilizar e conscientizar a população

A escola de línguas Advance Idiomas, que fica localizada na Praça da Matriz, também colocou uma faixa para alertar a população sobre a crueldade contra os animais

bottom of page