top of page
Apaf entrega assinaturas para que Município autorize a instalação de comedouros para cães de rua
Quase 600 assinaturas foram entregues na Prefeitura; protetores e moradores que quiserem colaborar com o projeto assumirão os gastos
18 de fevereiro de 2016
 

 

     Em breve, serão instaladas em pontos estratégicos de Formiga casinhas com comedouros e bebedouros para cachorros e gatos de rua. Desde o ano passado, a Apaf (Associação Protetora dos Animais de Formiga) vem colhendo assinaturas para que o prefeito Moacir Ribeiro/PMDB autorize a instalação. Na tarde de segunda-feira passada, a presidente da associação, Márcia Alves, acompanhada de outros membros da entidade, deixou na Prefeitura um ofício e um abaixo-assinado composto por 573 assinaturas, colhido pessoalmente e por meio de uma Petição Pública Virtual.

     O objetivo da instalação dos comedouros e bebedouros é dar mais dignidade à grande quantidade de cães abandonados pelas ruas formiguenses e, assim, diminuir o sofrimento desses animais que passam fome e sede, conforme ressaltou Márcia.

     A presidente da Apaf contou que, ainda neste mês ou em março, a associação instalará um comedouro/bebedouro piloto, provavelmente na Praça da Matriz São Vicente Férrer. “Ficou muito bacana, só faltam os retoques finais. Assim como nós, os animais passam fome, sede, medo e frio. Eles também merecem ter um pouco de dignidade”, enfatizou Márcia.

     As casinhas com comedouros e bebedouros serão instalados em locais estratégicos, como praças, no Terminal Rodoviário, em passeios (desde que haja a permissão do morador) e em locais onde existam câmeras de vigilância. Isso porque o objetivo é que os locais sejam públicos e monitorados para que não exista a possibilidade de envenenamento de animais.

     Segundo Márcia, a montagem e a instalação dos objetos não acarretarão em gastos para o Município, já que a associação, protetores e moradores ficarão responsáveis pelas despesas referentes à montagem, à instalação e ao abastecimento de ração e água.

     Outras cidades do país já tiveram a iniciativa de instalar casinhas nas calçadas para dar abrigo a animais abandonados. Esse é o caso dos municípios de Ouro Branco e Santa Maria de Itabira, em Minas Gerais, das cidades de Cruz Alta e Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, e de Curitiba e Londrina, no Paraná. Aliás, o Sul do país é referência quando o assunto é proteção animal. Há naquela região atendimento veterinário gratuito a animais de rua e o Samuvet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário).

Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4303, 18 de fevereiro de 2016.

A presidente da Apaf, Márcia Alves, durante a entrega das assinaturas

Apaf está construindo esse modelo de comedouro e bebedouro utilizado em uma cidade paulista

bottom of page