top of page
Apaf e internautas planejam protesto contra mortes de animais na Praça da Matriz
 
Cães e gatos de rua foram envenenados no local; violência contra animais é crime ambiental, ressalta associação protetora
02 de outubro de 2015
 

 

A região da Praça da Matriz São Vicente Férrer, local de confraternização entre grupos, realização de shows e de outros eventos sociais, tem se tornado um cenário triste e sombrio, onde muitos animais têm sido envenenados. A Apaf (Associação Protetora dos Animais de Formiga) está mobilizando os internautas nas redes sociais para participarem de um movimento pacífico em protesto pelas mortes de cães e gatos. A manifestação ocorrerá no próximo sábado, dia 3, a partir das 9 horas, na Praça da Matriz. Protetores distribuirão panfletos no local e visitarão as residências alertando que envenenar animais é crime ambiental. É solicitado pelos organizadores que os manifestantes se vistam de preto, simbolizando as mortes.

Segundo testemunhas, as mortes começaram em julho, quando uma gata de rua foi envenenada. Quase um mês depois, um gato também foi vítima de envenenamento e, duas semanas depois, outra gata morreu pelo mesmo motivo. No mesmo dia, também morreu uma cadela que vivia na Praça da Matriz. Ontem, mais um cão foi encontrado morto. O cachorro teria agonizado por horas na praça, que de acordo com uma testemunha, estava repleta de gente e, só quando protetores tomaram conhecimento horas depois, é que finalmente o cão pôde ser resgatado.  Protetores o levaram a uma clínica veterinária, porém, não foi possível salvá-lo devido ao tempo prolongado de ação do veneno no corpo do animal. “Se quem estava na praça tivesse resgatado o cão a tempo, hoje talvez ele estivesse vivo”, lamentou uma testemunha.

A Apaf está investigando o caso, que será denunciado na Promotoria de Meio Ambiente. Imagens de câmeras de vigilância em estabelecimentos e residências locais serão analisadas, segundo a associação. “Os animais que vivem na Praça da Matriz não oferecem qualquer risco às pessoas. A maioria é vacinada e castrada, e os cães e gatos são alimentados por protetores. Essa matança de animais precisa ter um fim. Esses crimes não ficarão impunes. Somos a favor da vida e lutaremos com todas as nossas forças para mantermos os animais de rua vivos”, ressaltou a Apaf.

Qualquer violência e maus-tratos contra animais é crime ambiental tipificado no artigo 32 da Lei no 9.605/1998. O agressor pode pegar pena de detenção de três meses a um ano, inclusive multa.

Informações que podem ajudar a esclarecer os fatos devem ser repassadas para a Apaf em seu Facebook: Apaf Formiga e para o Ministério Público, localizado à Praça José Barbosa Junior (antiga Unimed) ou pelo telefone 3322-8107.

 

Fonte: Jornal O Pergaminho, edição 4208, 01 de outubro de 2015.
Fotos: Kelvin Marden

Os dois cães fotografados em momento de diversão na praça...

...e semanas depois os animais foram encontrados mortos
 

Sensibilizados, internautas mudam a foto do perfil em rede social

bottom of page