
11 alimentos proibidos para cachorros
21 de agosto de 2013
Com a ajuda da veterinária Monica de Almeida, preparamos uma listinha de alimentos que jamais devem ser oferecidos ao seu melhor amigo.
1 - Chocolate
Chocolate contém teobromina, que é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal. É comum um cão encontrar uma caixa de chocolate e devorá-la de uma só vez. Portanto, se você suspeitar que seu cão comeu uma quantidade excessiva de chocolate, procure um veterinário pois ele pode até morrer com a overdose de chocolate.
.
2 - Abacate
O abacate contém uma substância tóxica chamada persina, que pode causar desarranjo gastro-intestinal.
3 - Café
Café contém componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser um estimulante cardíaco.
4 - Uvas e uvas passas
Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda.
5 - Noz macadâmia
A macadâmia contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia.
6- - Cebola
Cebolas contém tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Mas se pararem de ingerir se recuperam totalmente.
7 - Massa de pão e bolo crua
O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.
8 - Alho
Jamais dê alimentos temperados com alho para o seu cão, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.
9 - Doces dietéticos
Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também são proibidos.
10 - Comidas gordurosas
O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como queijos, gordura animal, creme de leite, etc.
11 - Bebidas Alcoólicas
Muitas vezes são adocicadas e os cães costumam gostar de consumir, quando encontram copos largados em final de festa, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.
Sinais e efeitos colaterais: descordenação, excitação, depressão, urinar excessiva- mente, respiração lenta, ataque cardíaco e morte.
Em caso de suspeita de intoxicação de algum desses alimentos e bebidas, corra para o veterinário.
Fonte: http://luisamell.com.br












